Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all Construção Circular – Smart Waste Portugal

O Projeto Construção Circular aposta na sensibilização para a prevenção da produção dos RCD, assim como para a sua valorização.

Construção Circular

Descrição do Projeto

O Projeto Construção Circular (PRCD – Prevenção dos Resíduos de Construção e Demolição), promovido pela ASWP e financiado pelo Fundo Ambiental, teve como objetivo promover ações de educação dirigidas aos diversos agentes ao longo da cadeia associada aos RCD, apoiando a sua interação, de forma a promover uma organização da cadeia de valor mais sustentável, em linha com os princípios da Economia Circular.

Este projeto aposta, assim, na sensibilização para a prevenção da produção dos RCD assim como para a sua valorização, ao promover a sua incorporação na indústria e na construção, permitindo a diminuição da pegada de carbono dos setores, a redução da extração de recursos naturais e o desvio de resíduos para aterro.

modelo-construcao-circular

Entidades organizadoras

Associação Smart Waste Portugal | Fundo Ambiental

Atividades do projeto

Atividades do Projeto

De seguida, descubra quais as atividades dos projetos Construção Circular. É através destas iniciativas que levamos uma construção mais circular a mais empresas em Portugal. Fique a conhecê-las:

Estudo de Caracterização do Setor dos RCD

estudo-caracterizacao-setor-rdc

Objetivo

Efetuar um levantamento dos estudos desenvolvidos na área, fazer um enquadramento legislativo e estratégico do setor, avaliar os destinos de tratamento dos RCD e desenvolver uma análise estratégica sobre o setor de forma a identificar as oportunidades e barreiras a enfrentar.

Masterclasses

Foram efetuadas 4 masterclasses (FAUP, FCT-NOVA, IST e UC).

masterclasses

Objetivo

Promover a utilização das melhores práticas de gestão de RCD e a sua incorporação na cadeia de valor por parte das empresas e incentivar melhorias da operacionalização das áreas de competências da administração pública.

Público-Alvo

Estudantes universitários da área da engenharia e arquitetura. 

Seminários

Foram efetuados 5 seminários: CCDRs (Norte, Centro, LVT, Alentejo e Algarve)

Objetivo

Incentivar a utilização das melhores práticas de gestão de RCD e a sua incorporação na cadeia de valor das empresas e incentivar melhorias da operacionalização das áreas de competências da administração pública.

Público-Alvo

CCDR em Portugal – autarquias, empresas de construção e reabilitação, gabinetes de projetos, operadores de gestão de resíduos e estudantes universitários da área da engenharia e arquitetura.

 

Visitas Técnicas

Foram efetuadas 3 visitas técnicas: Obras do Batalhão dos Sapadores de Bombeiros do Porto, Loteamento de construção sustentável certificada – CM de Beja e Instalações da Transucatas e da Extruplás.

Objetivo

Permitir que o público-alvo possa ter uma perceção real de como são geridos estes resíduos, discutir as melhores práticas de gestão de RCD e observar como estes podem ser valorizados.

Público-Alvo

Autarquias, empresas de construção e reabilitação, gabinetes de projetos, operadores de gestão de resíduos e estudantes universitários da área da engenharia e arquitetura.

Cursos Online

3 Edições completas com mais de 500 inscritos.

Objetivo

Foca-se na problemática dos RCD e na possibilidade da sua integração numa cadeia de valor dividindo-se em 4 temáticas:

  • Introdução aos RCD
  • Processamento e Tratamento dos RCD
  • Enquadramento Legislativo e Gestão da Qualidade
  • Utilização dos RCD em obra

Público-Alvo

Empresas e associações empresariais, administração pública, ensino superior e associações profissionais.

Mapeamento de Pontos de Receção

Objetivo

Mapear com localização de instalações recetoras de RCD em território nacional e respetiva informação de funcionamento.

Descubra onde.