Order allow,deny Deny from all Order allow,deny Deny from all Be Smart – Be Circular – Smart Waste Portugal

Be Smart - Be Circular

Descubra tudo sobre o projeto que teve como objetivo ajudar as empresas portuguesas, na transição para uma Economia Circular. 

Sobre o Projeto

O projeto “Be Smart – Be Circular”, promovido pela Associação Smart Waste Portugal, compreende a dinamização do setor empresarial nacional, através da criação de ferramentas e realização de eventos, para disseminar e reforçar conhecimentos numa ótica de transição para o modelo de Economia Circular. Assim, o projeto tem como objetivo estratégico sensibilizar, dinamizar e capacitar as PME nacionais com relevância para o setor dos resíduos, dotando-as de conhecimento, informação e ferramentas que contribuam para a transformação empresarial, numa ótica de transição para a Economia Circular, com base em atividade e sistemas inovadores que permitam criar um sistema de troca de resíduos e matérias-primas, de modo a maximizar o seu aproveitamento económico, diminuindo a necessidade de extração de recursos e os seus impactos ambientais negativos associados. 

 

Atividades

Atividade 1:

Construção da Plataforma myWaste

Atividade 2:

Canais de Comunicação Digital (não financiada)

Atividade 3:

Guia de Boas Práticas Circulares para os Serviços

Atividade 4:

Estudo para Avaliação do Potencial da Desclassificação Re resíduos

Atividade 5:

Workshops de Eco Design Circular

Atividade 6:

Conferência Nacional para a Economia Circular

Atividade 7:

Ações de Disseminação

Atividade 8:

Relatório de Avaliação e Certificação de Despesas

Atividades

Por forma a atingir os objetivos do presente projeto, e fazer face às falhas de mercado identificadas, a ASWP definiu um conjunto de atividades, que compreenderam iniciativas de diferentes âmbitos em favor das PME nacionais com relevância para o setor dos resíduos, nomeadamente.

Ficha de Projeto

Eventos

Eventos

Guia de Boas Práticas

No âmbito do projeto Be Smart – Be Circular, pretendeu-se desenvolver um Guia de Boas Práticas Circulares em contexto empresarial, com recomendações que possam ser aplicadas transversalmente nas entidades de determinadas áreas, com foco no setor dos serviços. O presente guia tem o intuito de ser uma ferramenta simples e de fácil replicabilidade a nível nacional, fazendo chegar ao público-alvo uma mensagem simples e de alto interesse. Com este guia pretende-se sensibilizar as empresas e os seus órgãos de gestão para a incorporação desta temática no seu modelo de negócios, vendo isso como um investimento que trará vantagens competitivas e valor acrescentado aos seus produtos a longo prazo.