Desclassificação de Resíduos

Infografia | "Como Desclassificar um Resíduo?"

A Associação Smart Waste Portugal desenvolveu uma Infografia de apoio aos Processos de Desclassificação de Resíduos.

A Associação Smart Waste Portugal desenvolveu uma Infografia de Apoio aos Processos de Desclassificação de Resíduos. Esta foi realizada no âmbito do projeto Be Smart – Be Circular, e elaborada pela SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação, contando com o apoio do CECOLAB. Foi apresentada, pela primeira vez, no Evento “Desclassificação de Resíduos: Desafios e Oportunidades”, no dia 20 de março, em Lisboa.

A infografia visa orientar e auxiliar as indústrias no entendimento e na tomada de decisões relacionadas aos processos envolvidos na desclassificação de resíduos. Esta explicação e informação são essenciais para uma compreensão mais profunda dos fluxos associados aos materiais e aos diversos mecanismos inerentes aos diferentes mecanismos de desclassificações.
Os resíduos de produção podem ser reconhecidos como Subprodutos e, consequentemente, comercializados e incorporados em novos processos, desde que cumpram requisitos de processamento industrial, interesses comerciais e critérios de segurança ambiental. A colaboração com Laboratórios Colaborativos e Centros de Tecnologia e Inovação é crucial para a verificação destas condições. Consulte a lista aqui.

Além disso, existem outros mecanismos disponíveis, como o Fim de Estatuto de Resíduo, destinado a Operadores de Gestão de Resíduos que procuram desclassificar os resíduos que recolhem enquanto produtos. Outras alternativas incluem processos de reciclagem na indústria transformadora, a obtenção da marcação CE e a preparação para a reutilização.

A compreensão destes diferentes mecanismos, bem como dos licenciamentos associados e dos processos de acreditação e registo, são fundamentais para dissipar dúvidas e facilitar uma maior desclassificação de resíduos, promovendo assim a Economia Circular.

Estamos comprometidos em continuar a fornecer recursos e suporte à comunidade industrial portuguesa para a adoção de práticas mais sustentáveis e circulares. Na AWSP, acreditamos firmemente que, juntos, podemos impulsionar uma mudança significativa em direção a um futuro mais verde e próspero.

Para mais informações, não hesite em contactar-nos.