Visitas Associados

Visita à SONAE ARAUCO

No dia 26 de março, organizou-se uma visita à SONAE ARAUCO, para os Associados da ASWP. Estes tiveram oportunidade de conhecer o Centro de Reciclagem da Ecociclo, em Souselas, e a Fábrica da SONAE ARAUCO, em Oliveira do Hospital.

No dia 26 de março, organizou-se uma visita à SONAE ARAUCO, para os Associados da Associação Smart Waste Portugal. Estes tiveram oportunidade de conhecer o Centro de Reciclagem da Ecociclo, em Souselas, e a Fábrica da SONAE ARAUCO, em Oliveira do Hospital.

A SONAE ARAUCO é uma das maiores empresas mundiais de soluções derivadas de madeira. O compromisso da empresa em matéria de desenvolvimento sustentável abrange a valorização da madeira com certificação florestal, um modelo de bioeconomia circular e a integração contínua de madeira reciclada no processo industrial.

A empresa teve um papel pioneiro na criação de um sistema de reciclagem de resíduos de madeira na Península Ibérica, para promover a recolha e reintegração de materiais reciclados no processo produtivo, desde paletes a embalagens, mobiliário, portas, construção, resíduos urbanos, entre outros.

Os Associados conseguiram perceber melhor este processo, desde a passagem pelo Centro de Reciclagem da Ecociclo, onde os resíduos são classificados e limpos para remoção de contaminantes, triturados e encaminhados para as unidades industriais. Na fábrica da SONAE ARAUCO, em Oliveira do Hospital, os Associados testemunharam, em primeira mão, a reintrodução desta madeira no processo produtivo.