Eventos

Evento “Desclassificação de Resíduos: Desafios e Oportunidades”

Decorreu, no dia 20 de março, o evento sobre “Desclassificação de Resíduos: Desafios e Oportunidades” organizado pela ASWP, em parceria com a Abreu Advogados e o CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy.

Decorreu, no dia 20 de março, o evento sobre “Desclassificação de Resíduos: Desafios e Oportunidades” organizado pela Associação Smart Waste Portugal (ASWP), em parceria com a Abreu Advogados e o CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy.

José Eduardo Martins, Sócio da Abreu Advogados, e Aires Pereira, Presidente da Direção da ASWP, abriram o evento, que contou com cerca de 50 participantes. De seguida, a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, representada por Patrícia Teixeira e Filipa Rodrigues, abordou o tema da “Legislação sobre a Desclassificação de Resíduos”. Com um ponto de vista mais prático, João Nunes, do CECOLAB, falou sobre “Os Processos e a Visão sobre a Desclassificação de Resíduos”.

Cristiana Ribeiro, Gestora de Projetos da ASWP, apresentou a Plataforma MyWaste, um marketplace B2B que pretende inspirar a redução, a reutilização, a reciclagem e a valorização dos desperdícios. Acredita-se que esta plataforma, de âmbito nacional, constitui uma mais-valia a vários níveis, inspirando a valorização, potenciando a desclassificação e acelerando a transição para uma economia mais circular.

A mesa-redonda que explorou os desafios e oportunidades da desclassificação contou com a moderação de José Eduardo Martins, e com a participação de Lina Raimundo, Diretora de Qualidade, Ambiente e Segurança do Altri Group, Rui Barros Garcia, Responsável de Sustentabilidade da Garcia, Garcia, Benedita Chaves, Diretora de Inovação, Investigação e Desenvolvimento da LIPOR e João Redol, Diretor de Inovação e Desenvolvimento da Neutroplast.

Luísa Magalhães, Diretora Executiva da ASWP, reconhecendo a importância de explorar os mecanismos de desclassificação de resíduos, e de promover a informação sobre este tema fundamental no âmbito da Economia Circular, apresentou, em primeira mão, uma infografia de apoio aos processos de desclassificação, tendo de seguida encerrado o evento.