Associação Smart Waste Portugal

Nova Estratégia 2024-2030 da ASWP

A ASWP começou o ano com uma nova Estratégia para o período 2024-2030. Da reflexão estratégica efetuada, surgiram uma Missão e Visão da Associação renovadas. O Plano Estratégico será disponibilizado brevemente.

A Associação Smart Waste Portugal (ASWP) começou o ano com uma nova Estratégia para o período 2024-2030. Da reflexão estratégica efetuada, surgiram uma Missão e Visão da Associação renovadas. O Plano Estratégico será disponibilizado brevemente.

A Missão foi apurada e sintetizada para descrever o trabalho que tem sido e continuará a ser realizado: “Potenciar a Economia Circular nas várias cadeias de valor, através da educação, inovação, colaboração e criação de novos negócios.

A Visão foi alterada para que possa focar no futuro regenerativo, tendo em consideração o ecossistema empresarial (incluindo indústria e serviços) e o contexto atual: A Associação Smart Waste Portugal é catalisadora da circularidade no ecossistema empresarial português, impulsionando oportunidades de negócio e garantindo práticas regenerativas.

Foi ainda descrito um Propósito: “Inspirar e influenciar as entidades portuguesas a transformarem as suas práticas, promovendo uma economia mais circular para um futuro regenerativo.

A nova Estratégia assenta então em três pilares estratégicos:

  • Influenciar as entidades portuguesas, estabelecendo parcerias e colaborações com os principais stakeholders, para moldar políticas e estratégias que promovam a Economia Circular, em Portugal.
  • Transformar as práticas do ecossistema empresarial português, impulsionando a inovação e os avanços tecnológicos nos mais diversos setores, fomentando uma cultura de experimentação e design de novas propostas de valor.
  • Inspirar empresas e cidadãos a adotar práticas sustentáveis ​​de gestão de recursos, ao produzir, agregar, e divulgar conhecimento científico, tecnológico e boas práticas de Economia Circular, monitorizando o seu progresso no país.

A ASWP assume, assim, o compromisso de ser o elemento agregador e catalisador da transformação das organizações portuguesas para a circularidade, bem como para uma economia zero desperdício e com um crescimento exponencial