Internacional

The Circularity Gap Report 2024

O “The Circularity Gap Report 2024”, da autoria da Circle Economy Foundation e da Deloitte, foi lançado no dia 24 de janeiro. 

O “The Circularity Gap Report 2024”, da autoria da Circle Economy Foundation e da Deloitte, foi lançado no dia 24 de janeiro.

O relatório vem novamente demonstrar que a taxa de circularidade mundial continua muito baixa, enquanto o consumo humano de recursos naturais aumenta. Em 2018, ano da divulgação do primeiro Circularity Gap Report, a percentagem de materiais reciclados a entrar na economia era de 9,1%, sendo que em 2023 o valor foi de 7,2%.

Assim sendo, a grande maioria dos materiais que entram na economia continuam a ser virgens, com a percentagem de materiais reciclados a diminuir, constantemente, desde 2018. Só nos últimos 5 anos, a população consumiu o equivalente a 28% de todos os materiais que foram consumidos desde o ano de 1900.

Apesar dos dados alarmantes, este documento apresenta recomendações práticas para nos mantermos nos limites saudáveis do planeta. O relatório identifica três áreas principais para a aplicação de reformas, de modo a acelerarmos o progresso em direção à Economia Circular: política; finanças; emprego.

A parceria entre a Circle Economy Foundation e a Deloitte procura impulsionar a mudança sistémica, explorando soluções tangíveis e oportunidades de colaboração entre os setores público e privado.