Eventos

Workshop: Creating Partnerships for a Circular Economy in Textiles

A ASWP promoveu o Workshop “Creating Partnerships for a Circular Economy in Textiles“, inserido no projeto europeu 3R Connect. A sessão possibilitou a partilha de desafios e prioridades de circularidade no setor têxtil, comuns ao Norte de Portugal, Grande Copenhaga e Flandres.

Online

A Associação Smart Waste Portugal (ASWP) promoveu o Workshop “Creating Partnerships for a Circular Economy in Textiles, inserido no projeto europeu 3R Connect. A sessão possibilitou a partilha de desafios e prioridades de circularidade no setor têxtil, comuns ao Norte de Portugal, Grande Copenhaga e Flandres.

O objetivo do workshop foi apresentar novas oportunidades, bem como inovação, conhecimento e tecnologia de outras regiões, a cada um dos participantes. Este networking entre diversas entidades e especialistas serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações e projetos conjuntos para enfrentar os desafios inter-regionais de circularidade.

Alguns dos temas em análise foram: Responsabilidade Alargada do Produtor, Produção, Rastreabilidade, Recolha, Tecnologias e Sistemas de Triagem, Reciclagem de Têxteis para Têxteis e também Reciclagem para Aplicações não Têxteis.

O workshop foi iniciado por Luísa Magalhães, Diretora Executiva da ASWP, e contou com três apresentações: Carla Pinto, DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas; Diana Soto, Valérius 360; João Valério, Recutex – Recuperados Têxteis. Seguiu-se o trabalho colaborativo, organizando-se grupos para debater os diferentes tópicos selecionados relativos à circularidade dos têxteis.

O workshop faz parte do projeto 3R Connect – Reduce, Reuse and Rethink. Este é financiado pela União Europeia e facilitado pela CLEAN, Flux50 e ASWP.