Associados

LIPOR | Nova Unidade de Triagem Automática de Embalagens

A LIPOR, Associado da ASWP, inaugurou uma Nova Unidade de Triagem Automática de Embalagens, no dia 11 de setembro. Esta tem a maior capacidade instalada da Península Ibérica.

A LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, Associado da ASWP, inaugurou uma Nova Unidade de Triagem Automática de Embalagens, no dia 11 de setembro. Esta tem a maior capacidade instalada da Península Ibérica.

A Associação Smart Waste Portugal marcou presença no evento de inauguração, nas instalações da LIPOR.

Segundo a organização, a Linha de Triagem Automática tem uma capacidade nominal mínima de 8 toneladas/hora, correspondendo a uma capacidade de tratamento anual de mais de 30.000 toneladas de embalagens, dando assim resposta aos desafios que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, define para a LIPOR.

O investimento para esta Unidade foi de cerca de 9 milhões de euros, financiada pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Esta nova Linha de Triagem tem mais capacidade de processamento, assegura mais eficiência, entre outras características que, consequentemente, permitem o incremento das taxas de reciclagem. Além disso, houve apostas na digitalização e inovação, e até mesmo na inteligência artificial.

Segundo José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, “este investimento, reforça a aposta da LIPOR e dos Municípios na maximização e incremento, em quantidade e qualidade, de materiais e a enviar para a Reciclagem com vista a maximizar a quantidade de resíduos a valorizar, constituindo assim um contributo relevante para o cumprimento de metas e Objetivos de Portugal perante a União Europeia”.