Eventos

Conferência ASWP 2023 | Energia e Economia Circular

A Conferência Anual da Associação Smart Waste Portugal teve como tema a Energia e Economia Circular, e decorreu em Lisboa.

Lisboa

A Conferência Anual da Associação Smart Waste Portugal (ASWP), sobre Energia e Economia Circular, decorreu no dia 26 de setembro, no Auditório da EDP, em Lisboa.

Debateu-se a importância da economia circular face à crise das matérias-primas e à crise energética, bem como o papel diferenciador que o setor de resíduos pode ter na produção de energia, nomeadamente através da valorização energética, podendo contribuir para diminuir a dependência de aterros.

O evento iniciou com as Boas-Vindas de Miguel Stilwell d’Andrade, CEO da EDP, e de Aires Pereira, Presidente da Direção da ASWP. A Sessão de Abertura foi levada a cabo por Hugo Polido Pires, Secretário de Estado do Ambiente. Para abordar a crise das matérias-primas e a crise energética, contou-se com dois Keynote Speakers: Maria Isabel Soares, Professora Emérita da Universidade do Porto, que fez uma apresentação remotamente, e Jorge Vasconcelos, Presidente da NEWES – New Energy Solutions.

Seguiram-se dois painéis de debate, moderados por Andreia Barbosa, convidada pelo Jornal Público.

No primeiro painel, discutiu-se “A Economia Circular como Estratégia de Descarbonização da Indústria“, e foram partilhadas experiências de várias empresas na sua estratégia para a descarbonização. Os oradores foram Carlos Abreu, Administrador da Secil, Cátia Carreira, Responsável de Inovação da Vista Alegre Atlantis, Pedro Couto, Diretor de Sustentabilidade e Stakeholders da EDP Geração, Henrique Monteiro, Diretor da Fábrica Gallo Vidro da Vidrala, e Franco Caruso, Diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Brisa. O debate concluiu que a descarbonização deve ser acompanhada pela diminuição de emissões de gases com efeito de estufa e pela aposta nas energias renováveis, sem descurar a importância da economia circular como aliada, através da redução da extração de recursos naturais, da produção de resíduos e das emissões.

Já o segundo painel versou sobre “O Resíduo como Recurso para a Produção de Energia” e foi uma oportunidade para abordar a valorização energética dos resíduos como veículo para a descarbonização. Como oradores participaram Anabela Antunes, Diretora de Operações da PRIO Bio, Carlos Coelho, Diretor Executivo do Grupo Greenvolt, Fernando Leite, Administrador-Delegado da LIPOR, Nuno Nascimento, Diretor de Estratégia e Transição Energética da Floene, e Sandra Silva, Diretora de Resíduos da Veolia Portugal. Da conversa depreendeu-se que existem resíduos que podem ser aproveitados e valorizados, nomeadamente para a produção de energia, colocando assim em prática a economia circular. Esta forma de valorização é uma das oportunidades no âmbito da transição energética.

A diversidade das empresas escolhidas para os painéis alinha-se com a missão da ASWP de envolver todos os agentes do setor e promover um trabalho conjunto, que inclui também esta partilha de conhecimento, fundamental para alcançarmos um futuro mais circular.

As Final Remarks foram partilhadas por Nelson Lage, Presidente do Conselho de Administração da ADENE – Agência para a Energia. A Diretora Executiva da ASWP, Luísa Magalhães, fez o discurso que encerrou a conferência, agradecendo a todos os oradores por enriquecerem o evento, assim como à EDP pela cedência do espaço, ao Media Partner Jornal Público, aos Associados ASWP, e aos cerca de 150 participantes da conferência.

Pode assistir ao evento, na íntegra, aqui.