Relatórios

Tribunal de Contas Europeu lança relatório sobre Economia Circular

O Tribunal de Contas Europeu lançou um relatório especial sobre Economia Circular, abordando a questão da “Transição lenta nos Estados-Membros, apesar da ação da União Europeia”.

O Tribunal de Contas Europeu lançou um relatório especial sobre Economia Circular, abordando a questão da “Transição lenta nos Estados-Membros, apesar da ação da União Europeia (UE)”.

O relatório conclui que, nos 27 países da UE, os materiais reciclados são ainda pouco reintroduzidos na economia. Este ranking coloca Portugal em quarto lugar, no que toca às menores taxas de circularidade, apresentando apenas 2,5%.

Este documento analisou ainda os Planos de Ação para a Economia Circular (PAEC), concluindo que existem poucas provas de que estes tenham influenciado, de forma eficaz, as atividades da economia circular nos Estados-Membros. Uma das recomendações neste sentido é “melhorar o acompanhamento da transição dos Estados-Membros para uma economia circular”, em especial a conceção circular dos produtos.

O documento aponta ainda que é necessário “analisar os motivos da fraca utilização do financiamento da UE para a conceção circular e avaliar as possibilidades de reforço dos incentivos”.

A Associação Smart Waste Portugal reforça, então, a necessidade do trabalho colaborativo, pretendendo ser um veículo de transferência de conhecimento e inovação para as entidades que querem acelerar a sua circularidade.