Pacto Português para os Plásticos

Apresentação do 2.º Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos

Decorreu no dia 16 de fevereiro, na Universidade de Coimbra, o Evento de Apresentação do 2.º Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos, iniciativa coordenada pela Associação Smart Waste Portugal.

Decorreu no dia 16 de fevereiro, na Universidade de Coimbra, o Evento de Apresentação do 2.º Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos, iniciativa coordenada pela Associação Smart Waste Portugal (ASWP). O documento deu a conhecer o progresso face aos resultados dos esforços dos membros da iniciativa, com vista a garantir uma maior circularidade dos plásticos.

A Sessão de Abertura contou com Luís Realista, Vogal da Direção da ASWP, e com o Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires.

Seguiu-se uma intervenção remota de Laure Baillargeon, da Comissão Europeia e contou-se ainda com uma gravação da Ellen MacArthur Foundation, por parte de Andrea Cantú Garza.

Patrícia Carvalho, Coordenadora do Pacto Português para os Plásticos, apresentou os resultados do 2.º Relatório de Progresso, tendo-se seguido um painel de partilha de Boas Práticas por parte dos membros retalhistas da iniciativa: 

  • Rita Cravo – ALDI Portugal;
  • Sónia Monteiro – Jerónimo Martins;
  • Isa Cardoso – Lidl Portugal;
  • Plácido Albuquerque – Mercadona Portugal;
  • Pedro Lago – SONAE MC.

A sessão foi encerrada por Luísa Magalhães, Diretora Executiva da ASWP e por Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra.

Tendo em conta a importância do trabalho colaborativo, a parte da tarde contou com um workshop de desenho da cadeia de valor dos plásticos, com o objetivo de identificar as barreiras à transição circular, bem como as ações prioritárias para acelerar a aproximação às Metas 2025.

Esta sessão foi apoiada pelos coordenadores das Comissões Consultiva e Científica da iniciativa, APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos e INEGI driving science & innovation, respetivamente.

Ainda durante a manhã, houve uma Mostra Tecnológica da Universidade de Coimbra, onde investigadores e estudantes de Doutoramento tiveram oportunidade de apresentar os seus trabalhos relacionados com a temática do plástico.

A colaboração e aproximação entre os diversos elos da cadeia de valor do plástico, incluindo a Academia, é essencial para transição circular para os plásticos.

Universidade de Coimbra, Coimbra