Webinar

Webinar "Plásticos Com Poluentes Orgânicos Persistentes - Regulamentação, Barreiras E Oportunidades"

A Associação SmartWaste Portugal promove mais um webinar no contexto do Pacto Português para os Plásticos, desta vez abordando a temática dos Plásticos com Poluentes. 

REVEJA O EVENTO

Play Video about webinar-plasticos-poluentes-organicos-persistentes

Pode rever todo o evento através do canal do Youtube da ASWP

A Associação Smart Waste Portugal e o Pacto Português para os Plásticos encontram-se especialmente atentos à temática dos plásticos contendo Poluentes Orgânicos Persistentes (POP), devido aos impactes ambientais e de saúde pública que estas substâncias podem acarretar. Com a entrada em vigor de novas regulamentações, em janeiro de 2021, considera-se essencial promover a sensibilização e o aumento do conhecimento nesta temática, por forma a garantir que os agentes económicos nacionais estão preparados para as adaptações necessárias, assim como promover a discussão intersectorial, com vista a encontrar soluções eficazes para combater este problema.

Neste sentido, encontra-se a realizar um Webinar, no próximo dia 22 de julho de 2021, no qual se pretende alertar para esta problemática e sensibilizar os diferentes elos da cadeia de valor para a separação desta fração de plásticos técnicos, começando por apelar à intervenção das entidades gestoras de fluxos de resíduos que os poderão conter, nomeadamente, dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e dos Veículos em Fim de Vida.

Poderá encontrar as apresentações realizadas no decorrer da sessão em baixo: 

  • António Lorena, 3Drivers – Engenharia, Inovação, Ambiente
  • Cristiana Gomes, Agência Portuguesa do Ambiente
  • Claire Snow, ICER – Industry Council for Eletronic Equipment Recycling (Reino Unido) – consulte o Estudo, a partir da página 104
  • Robin Ronceray, Ecologic (França) 
  • Rui Berkemeier, Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável

Conheça o programa do webinar.