Smart Waste Portugal leva economia circular à MIECF 2026 em Macau
Março 30, 2026

A Associação Smart Waste Portugal (ASWP) participou na Macao International Environmental Co-operation Forum & Exhibition – MIECF 2026, que decorreu entre os dias 26 e 28 de março de 2026, em Macau, assumindo esta presença como uma oportunidade estratégica para a Associação, para os seus Associados e para a promoção de iniciativas nacionais no domínio da economia circular.

Reconhecida como uma das mais relevantes feiras internacionais no setor das tecnologias ambientais, a MIECF reúne anualmente empresas, especialistas e decisores políticos ligados ao desenvolvimento sustentável. A edição de 2026 centra-se na aplicação de novas tecnologias, na sustentabilidade urbana e em soluções orientadas para a neutralidade carbónica, áreas alinhadas com a missão e atividade da Associação Smart Waste Portugal.

A participação da ASWP integrou uma comitiva nacional que inclui a Bee2Solutions (empresa especializada em projetos de Transformação Digital nas mais diversas indústrias), a Havelar (empresa de construção de comunidades sustentáveis ​​através de tecnologias de construção avançadas, incluindo soluções de impressão 3D únicas para habitações acessíveis e de alta qualidade) e a Martos (empresa de referência nacional no mercado de madeiras, paletes e subprodutos).

A Associação Smart Waste Portugal apresentou ainda, na feira, produtos circulares dos seus Associados, nomeadamente: Amorim Cork Solutions, BA Glass, Colab4Food, Extruplás, Garcia Garcia, LIPOR, Martos, Silvex, Super Bock Group, TMG Automotive e Universidade Católica Portuguesa, através do CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina, refletindo a diversidade e capacidade inovadora do ecossistema português na área da circularidade.

Um dos destaques desta presença foi o CircularTech, uma agenda mobilizadora financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que visa introduzir inteligência na gestão da cadeia de valor dos resíduos. Este projeto abrange toda a cadeia, desde a logística de armazenamento local e/ou regional, passando pela otimização do transporte, até à transformação dos resíduos em recursos que possam ser reintroduzidos como matéria-prima na economia. O CircularTech esteve representado na MIECF através do seu promotor líder, a Bee2Solutions, e da Associação Smart Waste Portugal, enquanto entidade integrante do consórcio.

A presença na MIECF 2026 reforça assim o posicionamento internacional da ASWP e dos seus parceiros, contribuindo para a afirmação de Portugal como um ator relevante na agenda global da economia circular e da sustentabilidade ambiental.

Consulte outros artigos