PME já podem avaliar a maturidade dos seus produtos em ecodesign com a Checklist ERL
Agosto 31, 2026

Dois vídeos apresentam os principais elementos da metodologia e explicam, passo a passo, como utilizar a ferramenta de autoavaliação.

Depois de lançar a Metodologia Ecodesign Readiness Levels (ERL), a Smart Waste Portugal disponibiliza agora dois vídeos para apoiar as pequenas e médias empresas na compreensão e aplicação desta ferramenta.

Desenvolvida no âmbito do projeto TransformEC – Transformação Circular, a ERL permite avaliar o nível de maturidade de um produto em matéria de ecodesign, identificar oportunidades de melhoria e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo. Os novos conteúdos complementam os materiais técnicos já disponíveis e facilitam uma utilização mais autónoma da metodologia pelas empresas.

Conhecer a metodologia ERL

O primeiro vídeo apresenta os principais elementos da metodologia e explica como esta permite posicionar um produto numa escala composta por sete níveis de maturidade, desde o cumprimento dos requisitos legais mínimos até à integração avançada e sistemática do ecodesign.

A avaliação abrange oito critérios relacionados com o ciclo de vida dos produtos, incluindo a durabilidade e fiabilidade, a reparabilidade, a reutilização, a reciclabilidade, os materiais utilizados, a eficiência energética e de recursos, a informação associada ao produto e a sua pegada ambiental e de carbono.

Através deste diagnóstico, as empresas podem conhecer o ponto de partida dos seus produtos, identificar áreas prioritárias de intervenção e acompanhar os progressos realizados.

Vídeo 1 – Conheça a metodologia ERL

Utilizar a ferramenta de autoavaliação

O segundo vídeo demonstra, passo a passo, como utilizar a Checklist ERL, uma ferramenta de autoavaliação disponibilizada em Excel.

Após a identificação do produto, a empresa deve responder às afirmações apresentadas em cada um dos oito critérios, selecionando “Sim”, “Não” ou “Não aplicável”. As respostas devem refletir a situação atual do produto e basear-se em evidências existentes, documentação disponível ou conhecimento técnico consolidado.

À medida que a checklist é preenchida, o ficheiro calcula automaticamente o nível ERL atribuído a cada critério e o nível global do produto. No final, é apresentado um perfil de maturidade que permite visualizar os pontos fortes e as áreas com maior potencial de melhoria.

Vídeo 2 – Saiba como utilizar a Checklist ERL

A ferramenta tem uma finalidade de autodiagnóstico, capacitação e apoio à decisão. Não constitui um sistema de certificação ou de verificação da conformidade legal, nem deve ser utilizada para fundamentar alegações ambientais sobre os produtos.

Descarregue a Checklist ERL e conheça os restantes materiais de apoio na página do projeto TransformEC.

O projeto TransformEC – Transformação Circular é financiado pelo COMPETE 2030, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, na vertente Qualificação, e tem como copromotores a Smart Waste Portugal, o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos e o CECOLAB – Laboratório Colaborativo para a Economia Circular.

Consulte outros artigos