Pacto Português para os Plásticos

Novo relatório da Rede Global dos Pactos para os Plásticos

A Rede Global dos Pactos para os Plásticos divulgou o seu relatório intitulado “Scaling Impact”, que destaca os avanços significativos alcançados ao longo dos últimos seis anos na redução da poluição por plásticos.

A Rede Global dos Pactos para os Plásticos divulgou, no dia 21 de agosto, o seu relatório intitulado “Scaling Impact”, que destaca os avanços significativos alcançados ao longo dos últimos seis anos na redução da poluição por plásticos.

O relatório sublinha o sucesso desta iniciativa global, que já eliminou mais de 360.000 toneladas de plásticos problemáticos e/ou desnecessários, evitando que grandes quantidades de resíduos de plástico cheguem a aterros ou poluam o ambiente.

A Rede dos Pactos para os Plásticos, que agora abrange 19 países e envolve mais de 900 organizações locais e globais, revelou que as taxas de conteúdo reciclado nas embalagens plásticas triplicaram em alguns dos países participantes. No total, os membros desta rede estão a prevenir o uso de mais de 2,2 milhões de toneladas de plástico virgem por ano, o que equivale a manter um barril de petróleo no subsolo a cada 1,5 segundos.

O relatório destaca ainda o impacto comprovado dos Pactos para os Plásticos para impulsionar uma mudança sistémica a nível nacional, regional e global. Além disso, sublinha o papel vital destes pactos na orientação e implementação de um futuro Tratado Global sobre Plásticos a nível nacional, reforçando a importância de complementar a ação voluntária com políticas robustas.

Quanto a uma visão para o futuro, a Rede dos Pactos para os Plásticos pretende amplificar ainda mais o seu impacto, aproveitando os mecanismos existentes, mobilizando stakeholders e aplicando os conhecimentos adquiridos até agora. A rede planeia enfrentar desafios-chave, como a ampliação de infraestruturas, a promoção de modelos de reutilização e a inovação em soluções para embalagens flexíveis, assegurando ao mesmo tempo uma transição justa e inclusiva para a economia circular.

Pode consultar o relatório completo – “Plastics Pacts – Scaling Impact” – aqui.