CircularTech

1.ª Reunião do Consórcio do CircularTech

A ASWP faz parte do CircularTech, um projeto apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU. A 1.ª Reunião do Consórcio realizou-se no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, no dia 11 de outubro.

PACT, Évora

A Associação Smart Waste Portugal faz parte do CircularTech, um projeto apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU. A 1.ª Reunião do Consórcio realizou-se no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, no dia 11 de outubro.

Na sessão, as diversas entidades parceiras analisaram as ações já desenvolvidas e discutiram os próximos passos do projeto, promovendo a aprendizagem através da colaboração e da partilha de experiências.

A Agenda Mobilizadora CircularTech é liderada pela Bee2Solutions (ITGest Portugal) e tem como objetivo percorrer toda a cadeia de valor de resíduos para fornecer ao mercado um conjunto de tecnologias/serviços/produtos capazes de impulsionar a Economia Circular.

Alguns dos objetivos são:

  • Reduzir a produção de resíduos e aumentar a reciclagem junto da população por via de novos modelos de negócios suportados por tecnologia diferenciada;
  • Auxiliar todos os intervenientes do setor nas diferentes etapas (recolha, logística, triagem, tratamento e/ou valorização), desde o gestor ao técnico que está no terreno;
  • Conseguir tornar os processos de cada uma destas etapas altamente eficientes, por via de uma completa digitalização, mas também pela introdução de inteligência, permitindo ainda otimizar, reduzir e até eliminar custos e consumos em cada etapa;
  • Utilizar mecanismos inteligentes que garantam um tratamento e valorização significativamente superior ao que se verifica atualmente, incluindo ainda a criação de novos métodos para resíduos cuja resposta ainda não existe.

O projeto visa a criação de um novo cluster industrial competitivo, inovador e exportador, suportado na resposta às oportunidades da Economia Circular, baseado no aumento da capacidade industrial e na digitalização que facilita a otimização de processos.