Pacto Português para os Plásticos

Jornadas Educar, Sensibilizar e Informar

O Pacto Português para os Plásticos organizou as Jornadas Educar, Sensibilizar e Informar, que decorreram no dia 14 de setembro, no Auditório da Central de Valorização Orgânica da LIPOR.

O Pacto Português para os Plásticos organizou as Jornadas Educar, Sensibilizar e Informar, que decorreram no dia 14 de setembro, no Auditório da Central de Valorização Orgânica da LIPOR.

As Jornadas tiveram como principal objetivo capacitar os Membros e demais convidados para a utilização dos materiais desenvolvidos pelo Pacto Português para os Plásticos, nomeadamente a Campanha de Comunicação Recicla o Plástico, o Programa Educativo Vamos Reinventar o Futuro e o Guia Porquê o Plástico?, que teve o seu lançamento oficial no evento. Este Guia foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Trabalho “Materiais Alternativos & ACV” e apresentado por Elga Sequeira de Almeida, da Sociedade Ponto Verde.

O evento contou ainda com a apresentação de Projetos de Sensibilização e Educação dos Membros:

Para terminar o evento, houve uma Mesa-redonda com o tema: “Tendências da educação, sensibilização e informação para a sustentabilidade e economia circular”. Esta foi moderada por Paula Mendes, da LIPOR, contando com a participação de Francisco Teixeira, APA – Agência Portuguesa do Ambiente; Joana Simões, DECO; Natália Leite, Direção Geral do Consumidor; e Patrícia Carvalho, Pacto Português para os Plásticos.

De acordo com a visão da iniciativa – garantir uma economia circular para os plásticos em Portugal, na qual estes nunca se convertem em resíduos ou poluição, e tendo em consideração a 5.ª Meta – “promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos” – considerou-se premente a realização destas Jornadas, por forma a contribuir para a educação e sensibilização neste âmbito.

LIPOR, Baguim do Monte