Conferência

Green Deal: Novas propostas para tornar os produtos sustentáveis a norma e aumentar a independência de recursos da Europa

A Comissão Europeia apresentou a 30 de março um pacote de propostas do Pacto Ecológico Europeu para tornar os produtos sustentáveis a norma da UE, impulsionar modelos de negócio circulares e capacitar os consumidores para a transição ecológica. 

PROGRAMA

Saiba mais aqui.

A Comissão Europeia apresentou a 30 de março um pacote de propostas do Pacto Ecológico Europeu para tornar os produtos sustentáveis a norma da UE, impulsionar modelos de negócio circulares e capacitar os consumidores para a transição ecológica. Conforme anunciado no Plano de Ação para a Economia Circular, a Comissão propõe novas regras para tornar quase todos os bens físicos no mercado da UE mais amigos do ambiente, circulares e energeticamente eficientes ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a fase de conceção até à utilização diária, reaproveitando e fim de vida.
 
A Comissão apresentou também uma nova estratégia para tornar os têxteis mais duráveis, reparáveis, reutilizáveis e recicláveis, para combater a moda rápida, os resíduos têxteis e a destruição de têxteis não vendidos, e garantir que a sua produção ocorra no pleno respeito dos direitos sociais.
 
Uma terceira proposta visa impulsionar o mercado interno dos produtos de construção e garantir que o quadro regulamentar em vigor é adequado para fazer com que o ambiente construído cumpra os nossos objetivos de sustentabilidade e clima.
 
Por último, o pacote inclui uma proposta sobre novas regras para capacitar os consumidores na transição verde para que os consumidores sejam mais bem informados sobre a sustentabilidade ambiental dos produtos e mais protegidos contra a lavagem verde.